Representantes indígenas, de agricultores, quilombolas, pescadores e comunidades de fundo de pasto são alguns dos perfis dos membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea), que tomam posse na próxima terça-feira (6), às 14h, no Hotel Sol Barra, na presença do governador Jaques Wagner e da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Arani Santana. Serão empossados 36 conselheiros – 12 representantes governamentais e 24 da sociedade civil.

Criado em 2003, o Consea faz assessoria direta ao governo do Estado, propondo diretrizes e prioridades da política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, considerando as deliberações da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, acompanha, articula e monitora a convergência de ações destinadas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável.

A Lei Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, sancionada em 2008 pelo governador Jaques Wagner, foi uma das conquistas do Consea no processo de afirmação da segurança alimentar e nutricional como direito humano fundamental.