Os 29 candidatos de nível médio aprovados no concurso da Secretária da Saúde do Estado (Sesab), homologado em setembro de 2009, tomaram posse nesta quinta-feira (8), na sede da Sesab. São técnicos de enfermagem, patologia clínica e radiologia que atuarão em unidades de saúde da rede da secretaria em Salvador e Lauro de Freitas. Além desses 29 profissionais, foram empossados, em suas respectivas diretorias regionais de Saúde, outros 41 trabalhadores que desempenharão suas funções em unidades hospitalares do interior do estado.

Para o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a incorporação de mais profissionais é um avanço para a saúde na Bahia. “Além do investimento na construção e reforma de unidades, estamos investindo também nos recursos humanos da área”, comentou Solla.

A técnica de enfermagem Carla Patrícia Santos conta que já atuava há seis anos no setor privado e que será sua primeira experiência atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Vai ser um novo conhecimento lidar com o usuário do SUS, mas com certeza a assistência prestada será a mesma. Vou trabalhar com dedicação para a população”.

Solla falou do desafio que foi dar posse aos candidatos, já que o resultado do concurso ficou suspenso por conta de uma liminar do Ministério Público. Para o resultado dos candidatos de nível superior, a liminar continua valendo. “Estamos negociando para que pelo menos 73% dos candidatos sejam empossados, já que esses seriam aprovados levando ou não em conta a prova de títulos, ponto que está sendo questionado”, falou o secretário.