Principais emissores de turistas para a Bahia, os estados de Minas Gerais e São Paulo foram escolhidos pela Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa para o lançamento nacional do projeto São João da Bahia, que chega ao terceiro ano de realização. Os eventos ocorrerão nos próximos dias 26 (Belo Horizonte) e 28 (São Paulo).

Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que os mineiros e paulistas enviaram aproximadamente 2,5 milhões de visitantes para a Bahia, em 2008. Quanto à receita do turismo, os estados representam 44,8% do total de R$ 5 bilhões arrecadados com a atividade na Bahia no mesmo ano.

Em Belo Horizonte, o São João da Bahia será lançado na Cachaçaria Alambique, localizada na Avenida Raja Gabaglia, 3.200- Estoril, no dia 26, às 20h. Em São Paulo será no dia 28, às 20h, na casa Porto Alcobaça, na Avenida Francisco Matarazzo, 694/734 – Perdizes.

Nos dois eventos, voltados para agentes e operadores de turismo do Sudeste do país, haverá apresentações dos forrozeiros Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Leo, da Estakazero, e Targino Gondim.

Festejos em Salvador e no interior

A programação oficial da Setur para o São João da Bahia conta com oito dias de festejos na capital, no Centro Histórico, em quase 30 bairros, com investimentos de aproximadamente R$ 11 milhões.

Os objetivos são aumentar o número de visitantes nas cidades litorâneas, consolidar o São João da Bahia como produto turístico no mercado nacional, ampliar o percentual de leitos ocupados nos municípios considerados portões de entrada e gerar mais trabalho e renda para os baianos durante o mês de junho.

Outra meta é ampliar a taxa de ocupação hoteleira em 15%, uma vez que junho é o mês em que o setor experimenta os seus piores índices. Nos dois primeiros anos do projeto foram verificados alguns resultados importantes para o turismo da Bahia.

Em 2008, uma grande operadora de turismo comercializou 19 mil pacotes para o São João da Bahia, contra 12 mil do ano anterior, no mesmo período. Ano passado, a ocupação hoteleira, que tradicionalmente fica em 50%, chegou a um pico de 70% em um dos finais de semana do evento.

No interior, que recebe 400 mil visitantes de Salvador no período de 22 a 26 de junho, os festejos ocorrem tanto no sertão quanto no litoral, num universo de mais de 400 municípios. Cidades como Porto Seguro e Ilhéus recebem o apoio do governo com a contração de atrações e fornecimento de estrutura, uma vez que possuem equipamentos como aeroportos, com capacidade para receber voos nacionais e internacionais e hotéis de diversos padrões, totalizando 65 mil leitos.

No sertão baiano, os festejos têm diversos dimensionamentos e ocorrem em centenas de municípios. Algumas das cidades que mais se destacam durante o São João da Bahia são Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim. Apesar da distância da capital e da pouca infraestrutura hoteleira, os municípios possuem uma vasta grade de atrações. Além disso, empresas da área de turismo realizam traslado para os visitantes que estão em busca de agitação fora de Salvador.

Atrações

Já confirmaram participação no São João da Bahia, os forrozeiros baianos Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Lui Muritiba, Carlos Pitta, Gereba e a Banda Estakazero.