Na próxima segunda-feira (3), às 9h, no Hotel Bahia Othon Palace, o governador Jaques Wagner assina o estatuto de criação da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma). O ato integra a programação do II Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia e terá a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. A partir dessa assinatura, está criada a pessoa jurídica Bahiafarma.

A nova Bahiafarma, que será construída no município de Vitória da Conquista, está inserida no Parque Tecnológico – TecnoBahia, que atuará no desenvolvimento de pesquisas de fármacos e medicamentos de interesse para o SUS, em parceria com instituições de pesquisa públicas e privadas.

Inicialmente, a Bahiafarma irá produzir medicamentos da atenção básica, como anti-hipertensivos e antidiabéticos, com o apoio técnico da Farmanguinhos/Fiocruz. A segunda etapa do projeto prevê a instalação de uma linha de produção de anticoncepcionais orais de baixa dosagem, para serem distribuídos na rede SUS, através do programa Saúde da Mulher.

O Laboratório Farmacêutico da Bahia (Bahiafarma) foi fechado em 1996 e extinto em 1999. A nova Fundação Bahiafarma, vinculada à Sesab, abrange a pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, fornecimento e distribuição de medicamentos essenciais e outros medicamentos de interesse social, para órgãos e entidades que integram o SUS.

Congresso
O II Congresso é promovido pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da Bahia e discutirá questões associadas à organização das Redes de Atenção à Saúde. Serão oferecidos cursos com diversas temáticas e as mesas-redondas abordarão temas como “O papel da regulação na qualificação do acesso e no fortalecimento da gestão”.