Mais 67 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) serão entregues pelo governador Jaques Wagner, na próxima terça-feira (6), às 9h30, na Secretaria de Saúde da Bahia.

A Bahia, depois de São Paulo, que recebeu 117 ambulâncias, com uma cobertura de 70,17%, foi a maior beneficiada, recebendo um número de veículos suficiente para expandir o atendimento a 57,5% da população, cerca de 8,1 milhões de habitantes.

Das 67 novas ambulâncias, nove já estão nos municípios de Rio do Pires, Botuporã, Ibicoara, Ibipitanga, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Abaré e Ipupiara. Ao todo, são 66 municípios contemplados, sendo que Barreiras está recebendo duas unidades.

Os 66 municípios contemplados abrangem seis microrregiões, que têm como sedes os municípios de Teixeira de Freitas (Extremo-Sul), Brumado (Sudoeste), Barreiras (Oeste), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (estas últimas compõem a macrorregião Norte). Para o recebimento das ambulâncias, as prefeituras tiveram seus projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009.

Com essa expansão, os Samu regionais passam de cinco para 11, com sede em Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Paulo Afonso, Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, Juazeiro e Senhor do Bonfim.