A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) celebram, neste sábado (10), às 10h, no auditório do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, convênio de Cooperação Técnico-Científica.

A assinatura do termo será feita pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e pelo reitor da Uesb, Abel Rebouças São José. O objetivo é promover ações de ensino aprendizagem, por meio de estágios obrigatórios não remunerados e práticas de ensino curriculares não remuneradas, para os alunos dos cursos de graduação em medicina e pós-graduação na área da saúde.

Segundo a coordenadora do colegiado do curso de Medicina da Uesb, Raquel Rizério, as atividades, que serão realizadas nas unidades públicas de saúde da Sesab, propiciarão a complementação da aprendizagem dos estudantes da universidade, caracterizadas como campo de práticas de ensino aprendizagem. “Os alunos vivenciarão a prática médica dentro da unidade de saúde, complementando a sua formação”. A Sesab ainda investirá cerca de R$ 320 mil na adequação e modernização dos laboratórios para o curso de Medicina do campus da Uesb de Jequié. Serão adquiridos equipamentos e materiais permanentes para as instalações.

Outro convênio propiciará aos alunos dos cursos de Medicina e Biologia o aperfeiçoamento prático dos conteúdos teóricos apreendidos, com o estudo de esqueletos humanos, crânios, ossos avulsos, arcadas dentárias ou dentes avulsos procedentes de cadáver não reclamado junto às autoridades publicas.

Os restos mortais serão cedidos pela coordenação do Cemitério Público Quintas dos Lázaros, de acordo com as normas estabelecidas na Lei Federal nº. 8.501/92. Além disso, haverá o suprimento de cadáveres para estudo nas áreas de Medicina e Biologia, a fim de garantir a qualidade na formação dos profissionais de saúde da Bahia.

Ainda com a Uesb, a Sesab, por intermédio da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), formalizará o compromisso para que a biblioteca da universidade seja inserida na Rede de Bibliotecas da Sesab. O objetivo é expandir a Rede, que busca a promoção do acesso livre à informação em saúde entre profissionais, gestores, pesquisadores, educadores, estudantes e usuários dos serviços de saúde.