A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), interditou na manhã desta terça-feira (20) a manipulação de medicamentos controlados da Terapêutica – Farmácia de Manipulação, no bairro do Candeal.

Além disso, os técnicos da Divisa recolheram, para serem analisados, os receituários de cor azul, próprios para a dispensação de medicamentos controlados. Dentro de alguns dias, a diretoria da Divisa vai se reunir com os conselhos de Farmácia e de Medicina para discutir sobre as farmácias de manipulação.

Em março deste ano, a Divisa enviou ofício para todos os proprietários de farmácias de manipulação, informando que as substâncias sujeitas à Resolução RDC/58, de setembro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), têm sido manipuladas em desacordo com o que estabelece a legislação sanitária. Nesse documento, a Divisa solicitava aos proprietários desses estabelecimentos que cumprissem a legislação sanitária.

Na Resolução RDC/58, o Artigo 3º diz que ficam vedados a prescrição, a dispensação e o aviamento de fórmulas de dois ou mais medicamentos, seja em preparação separada ou em uma mesma preparação, com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade e que contenham substâncias psicotrópicas, anorexígenas, associadas entre si ou com as substâncias ansiolíticas, antidepressivas, hormônios ou extratos hormonais laxantes, simpatolíticas ou parassimotopalíticas.