Salvador ganhou um novo posto do "Projeto Viver", serviço da Secretaria da Segurança Pública que presta assistência às vítimas de violência sexual. Inaugurado nesta quinta-feira (15), o posto está instalado nas dependências do Complexo Policial de Periperi, onde também funciona a Delegacia de Atendimento à Mulher, para o atendimento à população do subúrbio ferroviário e bairros próximos.

Segundo pesquisas com base nos atendimentos já realizados, o subúrbio ferroviário é um dos locais com registro de maiores índices de denúncias, critério utilizado para escolha do local de implantação, em apoio à instalação que já existe há nove anos no prédio do Instituto Médico Legal (IML) na Av. Centenário. "Sem a dificuldade do deslocamento, estimamos que o número de denunciantes aumente ainda mais", informou a coordenadora-geral do serviço, Débora Cohim.

Em Periperi, atuarão sob a coordenação da assistente social Iara Menezes dez profissionais, entre advogados, psicólogos, assistentes sociais e recepcionistas, disponibilizando serviços jurídicos e psicoterapêuticos. Inicialmente, os casos que necessitarem de cuidados médicos continuarão sendo atendidos apenas na sede do órgão, no prédio do IML.

A implementação de mais um posto do Projeto Viver é uma iniciativa da SSP no combate a crimes contra a mulher, por pesquisas apontarem que o maior número de vítimas de violência doméstica ser do sexo feminino. "Nosso objetivo é instalar uma unidade do projeto em todas as Delegacias de Atendimento à Mulher", disse o secretário da Segurança Pública, César Nunes.