O Governo da Bahia entrega, no próximo sábado (10), à população do município de Maracás, a 365 quilômetros da capital, a sétima unidade do Ponto Cidadão do estado. Trata-se de um posto compacto de atendimento do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) implantado em municípios de pequeno e médio portes para a emissão de documentos básicos de cidadania como carteira de identidade, carteira de trabalho, antecedentes criminais e CPF. A inauguração vai acontecer às 11h, na rua Dr. João Pessoa, no centro da cidade.

O Ponto Cidadão de Maracás funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, atendendo à população local, estimada em 36 mil habitantes, além de moradores de cidades circunvizinhas. A capacidade de atendimento para carteira de identidade é de até 300 documentos/mês.

O projeto para montagem do Ponto Cidadão, idealizado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), foi executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracás, que cedeu funcionários, equipamentos de informática e utensílios e irá arcar com parte dos custos de manutenção da unidade.

Coube à Saeb, a reforma, a adaptação do imóvel e mobiliário e também o apoio logístico para implementação de rede lógica, equipamentos de informática, treinamento e capacitação de pessoal.

Por meio da Saeb, o Governo da Bahia já implantou Pontos Cidadão nos municípios de Central, Inhambupe, Presidente Tancredo Neves, Mucugê, Cruz das Almas e Coaraci. Juntos, já foram prestados mais de 40 mil atendimentos. O cronograma de ampliação da oferta de serviços públicos prevê a instalação de Pontos Cidadãos nos municípios de Santa Maria da Vitória, Serrinha e Curaçá.

O secretário da Administração, Manoel Vitório, destaca que a expansão tem se tornado realidade em razão das parcerias com as prefeituras municipais. “Todos saem ganhando, o município, que passa a abrigar serviço público de qualidade, atestado pelo modelo SAC, e o Estado, que consegue estar mais próximo ao cidadão”. Atualmente, a rede SAC possui 37 unidades de atendimento, sendo 27 postos SAC, sete Pontos Cidadãos e duas unidades móveis.

Outra vantagem da aproximação entre cidadãos e serviços públicos instituída com o Ponto Cidadão é a redução do prazo para retirada de documentos básicos. O serviço de emissão de carteira de identidade, por exemplo, que chegava a ter prazo de entrega superior a 60 dias nos pequenos municípios do estado, será concluído em até 15 dias.