A população do município de Maracás, a 365 quilômetros da capital, já conta com a nova unidade do Ponto Cidadão. O posto compacto de atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), implantado em municípios de pequeno e médio portes, possibilita aos cidadãos o acesso à emissão de documentos básicos de cidadania como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O projeto para montagem do Ponto Cidadão, idealizado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), foi executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracás, que cedeu funcionários, equipamentos de informática e utensílios e irá arcar com parte do custos de manutenção da unidade. Coube à Saeb a reforma, adaptação do imóvel e mobiliário, bem como apoio logístico para implementação de rede lógica, equipamentos de informática, treinamento e capacitação de pessoal.

A inauguração foi no sábado (10), com a presença do secretário de Administração Manoel Vitório e do prefeito de Maracás, Nelson Portela. O Ponto Cidadão de Maracás funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na rua Dr. João Pessoa, no Centro da cidade, atendendo a população da cidade, estimada em 36 mil habitantes, além de moradores de cidades circunvizinhas. A capacidade de atendimento para carteira de identidade é de até 30 senhas por dia.

Por meio da Saeb, o Governo da Bahia já implantou Pontos Cidadão nos municípios de Central, Inhambupe, Presidente Tancredo Neves, Mucugê, Cruz das Almas e Coaraci. Juntos, já foram prestados mais de 40 mil atendimentos. O cronograma de ampliação da oferta de serviços públicos prevê a instalação de Pontos Cidadão nos municípios de Santa Maria da Vitória, Serrinha e Curaçá.

Além de aproximar cidadãos e serviços públicos, o Ponto Cidadão reduz o prazo para retirada de documentos básicos. O serviço de emissão de Carteira de Identidade, por exemplo, que chegava a ter prazo de entrega superior a 60 dias nos pequenos municípios do estado, será concluído em até 15 dias. Atualmente, a rede SAC possui 37 unidades de atendimento, sendo 27 postos SAC, sete Pontos Cidadãos e duas unidades móveis.