A direção internacional da Aerolineas Argentina anunciou nesta quinta-feira (8), durante evento no Hotel Fiesta, em Salvador, a operação de dois voos semanais ligando a capital baiana a Buenos Aires. Com as novas rotas, o aeroporto de Salvador soma 16 novos voos internacionais captados nos últimos três anos. Assim, a Bahia conta hoje com 30 linhas para o exterior.

O representante da companhia aérea, Fabian Lombardo, informou que os voos serão operados a partir do próximo dia 25, às quintas-feiras e aos domingos, sem nenhuma escala no trajeto da Bahia até a Argentina. “Vamos operar com 120 assentos na classe econômica e oito na classe executiva. Para viabilizar a operação, já iniciamos uma parceria com a CVC, que adquiriu 20% dos assentos”, disse.

As tarifas variam de US$ 399, para o período de baixa estação, a US$ 599, durante a alta temporada. A aeronave utilizada pela empresa é um 737-700. Para o secretário estadual do Turismo, Antonio Carlos Tramm, o voo é importante, pois traz argentinos para a Bahia e dá uma opção para os baianos que manifestam o interesse de viajar para o país portenho com rapidez e conforto. Ele destacou também a redução do tempo de viagem entre Buenos Aires e Salvador, que passará a ser de quatro horas e meia, com a eliminação de escala ou conexão no Sul ou no Sudeste do Brasil.

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, destacou que a Argentina é um mercado fundamental para o estado. “O fluxo de argentinos que visitam a Bahia chega perto dos 50 mil por ano”, explicou. E observou que a fase experimental do voo Salvador-Buenos Aires alcançou um importante resultado, com a ocupação de 70% dos assentos.

O gerente de vendas da CVC, Francisco Nascimento, ressaltou que Buenos Aires é o destino sul-americano mais vendido no Nordeste, “e a Bahia representa um importante mercado para os argentinos”.