A segunda etapa de seleção do programa Jovem Aprendiz para a Embasa acontece entre os dias 19 e 23 deste mês, quando os classificados na primeira fase entregarão os documentos na sede das Voluntárias Sociais, conforme divulgado no site das Voluntárias Sociais, em Últimas Notícias. Nesta etapa, o desempenho escolar positivo no último ano contribui para melhorar a classificação do candidato.

A primeira fase do concurso ocorreu no dia 11 deste mês e mais de 200 jovens com idade entre 14 e 16 anos participaram. O processo seletivo constou de prova de múltipla escolha em Matemática, Português, Conhecimentos Gerais, Cidadania e Redação.

Vanilda Oliveira, mãe de Alan, esperava ansiosa pelo filho para saber como ele se saiu. “Considero importante o adolescente participar do Jovem Aprendiz, porque ele aprende a ter responsabilidade”, afirmou. Já Tâmara Silva, que também participou da seleção, disse que é uma oportunidade de ter o primeiro emprego.

Em 24 de maio começa a capacitação teórica (404 horas) e em seguida a prática laboral na área administrativa da Embasa. Os aprovados serão convocados para admissão com contrato de aprendizagem por tempo determinado (dois anos), regido pela CLT (Artigo 428 e seguintes), sob o regime de FGTS (alíquota de 2%), submetendo-se à jornada de 20 horas semanais e a uma remuneração mensal de meio salário mínimo, durante o treinamento, e de 2/3 do salário mínimo, durante a prática supervisionada. Contarão ainda com benefícios sociais, a exemplo de assistência médica e vale-transporte.

Esta ação é uma nova etapa do programa desenvolvida pelas Voluntárias Sociais da Bahia, que desde 2007 modificaram o critério de acesso, que passou a ter suas inscrições abertas para todos os jovens interessados em participar da seleção. O concurso é previamente divulgado, mostrando a mudança na administração das Voluntárias, que não aceitam as recomendações e indicações de nomes que não contribuam para o processo.