“O secretário Jorge Solla está nos ensinando a construir um sistema de saúde mais justo para todos”, afirmou o secretário de Saúde de Teodoro Sampaio, Eron Silva Carmo, durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na quinta-feira (20) na União dos Municípios da Bahia (UPB), oportunidade em que foi aprovada por unanimidade a Programação Pactuada Integrada (PPI).

A PPI é uma programação de atendimento negociada entre as secretarias municipais de Saúde voltada para a assistência ambulatorial e a assistência hospitalar, de forma a garantir que a população seja bem atendida dentro de um território negociado e não precise se deslocar para grandes distâncias em busca de atendimento médico-hospitalar.

“Como disse o secretário Eron Carmo, esse trabalho da PPI não tem uma alma física, mas tem um impacto muito grande”, disse o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, agradecendo aos que trabalharam durante 16 meses para transformar a PPI em um processo democrático, onde todos tiveram voz e se uniram para que fosse construída uma programação mais justa e digna para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O governo da Bahia vem promovendo a mudança da cultura política no estado. Ele está transformando a Bahia em um estado democrático. Um estado que tem carências grandes, mas mostramos que é possível construir políticas públicas mais justas para todos, saber lidar com as diferenças e avançar nesse processo de pactuação com todos os 417 municípios”, afirmou Solla.

Segundo o secretário, hoje a Bahia tem um desenho de rede de assistência, um fluxo de atendimento estabelecido e uma programação estabelecida. “Para que isso tudo dê certo, será preciso que todos façam a sua parte: Município, Estado e União. Só assim teremos uma capacidade de oferta de serviços para evitar que o paciente tenha que percorrer grandes distâncias para obter um atendimento com qualidade”, destacou.

Ele explicou que este ano mais dois grandes hospitais serão entregues à população: o Hospital do Subúrbio, em Salvador, e o Hospital da Criança, em Feira de Santana. “Além disso, teremos o Hospital da Chapada, que tem o início da construção previsto ainda para este ano, no município de Seabra”, observou.