Com a entrega de lote de oito carros oficiais à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), a Secretaria da Administração (Saeb) iniciou, na quarta-feira (12), a primeira etapa da aplicação dos recursos oriundos dos leilões públicos de bens móveis desativados, realizados em 2009. Os veículos foram entregues durante um ato na Seagri, com a presença dos secretários da Administração, Manoel Vitório, e da Agricultura, Eduardo Salles, marcando o projeto de modernização da máquina administrativa estadual.

A alienação de bens móveis ocorrida em 2009 rendeu uma receita de R$ 1,7 milhão, que foi investido na compra de 46 carros. Os veículos, adquiridos na modalidade de pregão eletrônico, mais vantajoso para o erário, atenderão às necessidades operacionais de outras três secretarias: Saúde, Segurança Pública e Administração.

A medida, amparada pelo Decreto Estadual 11.335/2008, integra o Programa Compromisso Bahia, que tem como objetivo qualificar os gastos públicos, cortando desperdícios e reaplicando o dinheiro economizado em benefício da administração estadual. A renovação da frota de veículos do Estado tem relação direta com a política de bom uso dos gastos públicos, uma vez que carros com mais de dez anos de uso e com quilometragem acima de 150 mil têm alto custo de manutenção. “Além de evitar os desperdícios, o que pretendemos é fazer com que o recurso público seja bem aplicado e chegue em forma de serviços e benfeitorias à sociedade”, disse Vitório.

A distribuição da nova frota se baseou na necessidade de ampliação e renovação dos veículos das unidades da administração pública, bem como nas aquisições e devoluções de veículos nos últimos três anos. “Estes novos veículos vieram em boa hora. Estávamos carentes de meios de transporte adequados para a operacionalização das atividades da Seagri, que são desenvolvidas, em sua maioria, em campo”, comemorou Salles.