Aumentar a interação da agricultura familiar com o varejo regional e garantir a prospecção de novos negócios. Com esse propósito, organizadores da segunda edição da Feira Baiana de Supermercados e Distribuidores (SuperBahia) solicitaram o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) para mobilizar as representações sociais, organizadas em cooperativas ou associações, para exporem a produção da agricultura familiar na feira, além da participação institucional no espaço do evento.

A feira é a maior do ramo no Norte-Nordeste e será realizada no período de 19 a 21 de julho, no Centro de Convenções da Bahia, devendo reunir um público estimado em 10 mil pessoas e contar com mais de 70 estandes.

Para o representante da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Teobaldo Luis da Costa, a participação do segmento familiar é estratégica e representa o compromisso também com o social. Segundo ele, o hortifrutigranjeiro, por exemplo, é responsável por 7% do faturamento dos supermercados e ganha cada vez mais espaço nas gôndolas, gerando fluxo de clientela para as redes de distribuição e, ao atender às exigências sanitárias, garante qualidade para os consumidores.

“Entendendo o seu reflexo social também no campo e reconhecendo o papel da Seagri enquanto articuladora entre o produtor familiar e o distribuidor, sobretudo no varejo regional, estamos solicitando o apoio deste órgão na realização desse grande evento”, justificou Costa.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, reforçou o compromisso do órgão no apoio à divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar. “Reconheço que manter a constância da matéria-prima junto à agricultura familiar é um grande desafio, mas a Seagri, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), está desenvolvendo um importante trabalho de fomento e organização para garantir o abastecimento do mercado interno”

Salles também apresentou aos visitantes o guia de fornecedores, lançado recentemente em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Governo do Estado estará representado no evento pelas secretarias da Indústria e Comércio, em parceria com a Secretaria da Agricultura.

A SuperBahia é uma realização conjunta entre a Abase, a Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia (Asdab), e o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (SindSuper).