“Nossa meta não é apenas fazer com que os produtores vacinem e declarem 100% do seu rebanho. Queremos compor uma equipe forte, que promova união entre governo e criadores para tornar o negócio pecuário baiano igualitário”. Com essa mensagem, o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Cássio Peixoto, iniciou as atividades da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, na Coordenadoria Regional em Juazeiro, que reuniu aproximadamente 100 produtores no município de Casa Nova para uma palestra sobre “Avanços e Metas para a Extinção da Zona Tampão em 2010”.

A região, que vacinou 98,6% dos animais na última campanha, tem um rebanho de aproximadamente 400 mil cabeças, mais de 15 mil criadores e desde 2000 possui quatro municípios na Zona Tampão – Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Essas localidades foram delimitadas como área de restrição comercial pelo Ministério da Agricultura (Mapa) porque faziam divisa com outros estados com risco de febre aftosa. “Para proteger o rebanho da Bahia, os pecuaristas dessa região estão há 10 anos impedidos de comercializar seus animais. Mas essa restrição terá fim ainda este ano”, esclareceu o diretor de Defesa Animal, Rui Leal, fazendo referência ao Pacto Federativo, documento assinado entre os governos da Bahia, do Piauí e o Mapa, para extinguir a Zona Tampão.

Para o coordenador regional da Adab em Juazeiro, Kleber Nascimento, “o trabalho obteve resultado positivo porque contou com o apoio das secretarias de agricultura municipal e a adesão dos criadores que entenderam a importância do papel das ações de defesa agropecuária”.

Sob a orientação técnica dos médicos veterinários da Adab, Fábio Cedraz e Luciana Teixeira, a agência realizou blitze móveis, atividades de educação sanitária, fiscalização e adequação das feiras livres e cadastrou 93% das propriedades rurais no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), por meio do monitoramento via satélite AdabSat, cuja demonstração foi apresentada aos produtores durante o encontro. “Estamos numa nova era, que é a de tomada de decisões em tempo real”, enfatizou Luciana.

Em 2010, a meta da Coordenadoria Regional de Juazeiro é aumentar os índices de cobertura vacinal, ampliar o cadastro de propriedades rurais e intensificar o controle do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem agropecuária. “Sabemos que o trabalho será árduo, mas temos a certeza de que, futuramente, vai valer o esforço conjunto do momento, a abertura de mercados, a melhoria dos preços para o criador e o desenvolvimento do agronegócio na nossa região”, acentuou Fábio Cedraz.

A equipe da Adab está em visita ao município de Remanso para acompanhar uma vacinação assistida e verificar, in loco, como são feitos os trabalhos de cadastramento e georeferenciamento de propriedades rurais.