Implantar práticas agroecológicas e incentivar o desenvolvimento sustentável dos agricultores familiares da região de Irecê. Estes são os propósitos do curso sobre “Agroecologia” oferecido pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento agrícola S.A. (EBDA). As atividades começam na quarta-feira (26), e continuam até sexta-feira (28), no Centro de Formação de Agricultores Familiares (Centrefértil) da EBDA.

A capacitação tem duração de 24 horas e beneficia 20 agricultores familiares. Os temas são diversos: Diferenças entre Agroecologia e Agricultura Convencional; Segurança Alimentar; Perigo dos Agroquímicos; Controle de Pragas; Formação do Solo e Produção de Biofertilizantes. O curso vai ser ministrado pelo chefe do Escritório Local de Ibititá, engenheiro agrônomo Edvaldo dos Santos, e inclui aula prática na unidade de agroecologia, no Centrefértil.

Segundo o presidente da EBDA, Emerson Leal, é necessário incentivar, de maneira gradual e constante, uma mudança no meio rural. “Precisamos firmar as ações de assistência técnica e extensão rural, visando assegurar a sustentabilidade sócioambiental e econômica dos territórios de cidadania baianos”, enfatiza.

Para o chefe do Centrefértil e engenheiro agrônomo da EBDA, Raimundo Luiz Rocha, “o curso proporcionará aos agricultores familiares a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, as bases da agroecologia e o desenvolvimento sustentável, em equilíbrio com o meio ambiente”.

Na sexta-feira (28) o centro também promove o curso sobre Aproveitamento do Fruto do Umbuzeiro, no Povoado Morro do Higino, município de Jussara. O técnico da EBDA, Arnou Dourado, é o instrutor da capacitação que deve beneficiar 15 agricultores familiares. Os interessados em participar dos cursos devem entrar em contato pelos telefones (74)3641-3237 e (74)3641- 4551.