Os agricultores familiares baianos interessados em participar de cursos de laticínios devem ficar atentos à intensa programação preparada durante as exposições agropecuárias realizadas no estado da Bahia.

Trata-se de uma iniciativa da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), autarquia da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), para atender à demanda de capacitações dos agricultores familiares na abrangência das Gerências Regionais.

Em sete horas, os participantes aprendem, por meio de aulas práticas sob orientação do técnico da Gerência Regional de Alagoinhas, Marçal Gondra, a fabricar, com o leite bovino, iogurte natural, com diversos sabores, queijos coalho e minas frescal, além de como aproveitar o soro para produção de bebidas lácteas e ricota.

Com o crescimento expressivo da atividade leiteira, nos últimos anos, no estado, e a participação efetiva dos agricultores familiares, que representam uma importante parcela na produção estadual de leite, a Ebda tem intensificado suas ações na cadeia produtiva do leite.

“Mais importante do que aprender técnicas de fabricação de laticínios é obter conhecimento sobre a qualidade do leite, a partir do qual são desenvolvidos os produtos, como a questão do leite cru e a sua pasteurização – o tratamento térmico essencial para uma produção de qualidade”, explica Gondra.

Durante uma hora de aula teórica são esclarecidos os riscos de contaminação que a população corre diante do consumo de produtos feitos sem os tratamentos adequados. Com isso são mostradas medidas de higiene fundamental para preservação da saúde dos consumidores e métodos de conservação para preservar os produtos alimentícios.

Só este mês, a empresa estará participando de exposições em Jequié (12 a 16), Guanambi (19 a 23) e Itapetinga (26 a 30). Em julho, no município de Barreiras (6 a 11), Senhor do Bonfim (13 a 18) e Cruz das Almas (22 a 25). Em Cabaceiras do Paraguaçu será de 29 de julho a 1º de agosto.