LOCAL: Hotel Pestana, Rio Vermelho.
DATA: 28.05.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: solenidade de lançamento das 14 novas câmaras setoriais da agropecuária baiana e posse dos seus membros titulares e suplentes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

NOVAS CÂMARAS: representarão os segmentos da Apicultura e Meliponicultura, Algodão, Seringueira, Cana de Açúcar e derivados, Mandioca, Café, Grãos, Pesca e Aqüicultura, Oleaginosas, Hortaliças, Silvicultura, Fruticultura (com duas subcâmaras: Citricultura e Fruticultura Temperada e Tropical) e Guaraná, além de uma câmara temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior, esta última, resultado da articulação durante a missão agropecuária baiana à China. Contando com as demais câmaras já instaladas (Fibras Naturais, Leite, Cacau e Carnes – esta subdividida em aves/suínos, caprinos/ovinos e bovinos/bubalinos), serão no total 21 cadeias produtivas prioritárias da agropecuária baiana que se organizam. A partir do trabalho desenvolvido pelas câmaras ao longo dos próximos meses será elaborado Planejamento Estratégico da Agropecuária Baiana, com ações previstas para os próximos 20 anos.

EVENTO: deverá reunir mais de 800 lideranças da agropecuária baiana, representantes das câmaras setoriais já existentes, além de autoridades das esferas estadual e federal, agentes financeiros e representantes de movimentos sociais. Durante o lançamento haverá a apresentação da metodologia de trabalho organizacional a ser desenvolvida por cada câmara, objetivando a construção de modelo padrão de planejamento estratégico, que contemple o diagnóstico dos problemas de cada setor, o levantamento das demandas e a apresentação de ações propositivas de cada elo da cadeia. Os métodos de trabalho foram desenvolvidos por empresa de consultoria contratada pelo Estado e está alinhada à metodologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na ocasião ainda haverá a montagem de um cronograma de atuação específico de cada câmara, além da formação de grupos de trabalho. Palestras motivacionais também estão programadas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: será um documento balizador para construção de políticas públicas voltadas à agropecuária baiana, elaborado por entes da cadeia produtiva e com apoio do Estado. O plano deverá ser adequado ao longo do tempo, com o objetivo de facilitar a identificação de oportunidades de desenvolvimento das cadeias produtivas, a partir da definição de ações prioritárias para os segmentos familiar e empresarial e o relacionamento com o mercado interno e a exportação.

CONCEITO: as câmaras setoriais são instrumentos de interlocução entre o governo e o setor produtivo, formadas por representantes de pequenos, médios e grandes, produtores, consumidores, empresários, industriais, órgãos públicos, instituições financeiras e movimentos sociais. As cadeias produtivas têm nas câmaras setoriais a instância neutra e adequada para a análise e identificação de prioridades de atuação do governo e de sua política de desenvolvimento harmônico para os diferentes segmentos da agropecuária