Dezoito internos da Colônia Penal Lafayete Coutinho (CLC) receberam, nesta sexta-feira (28), o certificado de conclusão do Curso de Informática Básica. Ministrado por professores do Comitê para Democratização da Informática (CDI/Ba), o curso fez parte do projeto Liberdade e Cidadania, desenvolvido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.

“Sabemos que por meio dessas iniciativas estamos melhorando a vida de várias pessoas, capacitando os internos para o mercado de trabalho e preparando seres humanos para a vida fora das unidades”, disse o coordenador da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, Hélio Silva Sampaio. Ele destacou a importância de se promover cursos profissionalizantes.

A professora do Comitê para Democratização da Informática (CDI/BA), Gilmara Iglesias, disse que essa capacitação é só um passo. “O curso de informática é apenas um degrau. Temos como objetivo a expansão do nosso trabalho, disponibilizando outros cursos para os internos do sistema prisional. Nós vamos continuar o nosso trabalho porque entendemos que, por meio da qualificação profissional, estamos preparando os internos para a vida”.

Para o interno Arivan Almeida, o curso é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Para conseguir um emprego hoje é necessário fazer cursos profissionalizantes. E é muito importante aproveitar essas oportunidades que são oferecidas, para que eu possa me regenerar perante a sociedade”, disse.