LOCAL: Teatro Castro Alves (TCA), Campo Grande, Salvador.
DATA: 13.05.10 (quinta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: espetáculo em comemoração aos 39 anos de fundação da Empresa Baiana de águas e Saneamento (Embasa), com as apresentações de Carlinhos Brown, da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho e do coral da companhia, o Água Viva.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

HISTÓRIA: a Lei Estadual número 2.929, de 11 de maio de 1971, criou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). A companhia nasceu quando aconteciam os primeiros passos em saneamento básico no país e com a responsabilidade de viabilizar ações previstas pelo Plano Nacional de Saneamento (Planasa). O plano previa a implantação de um organismo em cada estado que centralizasse as ações no setor de saneamento, a primeira iniciativa federal no sentido de instalar serviços de água e esgoto em cidades que experimentavam franco crescimento no Brasil. Na época, menos de 50% dos habitantes das zonas urbanas brasileiras contavam com serviços de abastecimento de água e menos de 25% dispunham de sistemas de esgotamento sanitário, em uma população que se concentrava nas cidades de maior porte.

EVOLUÇÃO: atualmente a Embasa é a principal executora do programa estadual Água para Todos, um conjunto de ações que visa melhorar os indicadores de saúde e de qualidade de vida de 3,5 milhões de pessoas, por meio do acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A conclusão de muitas das ações do programa realizadas pela empresa, nos últimos três anos, permitiu que cerca de 1,4 milhão de baianos passassem a contar com abastecimento de água tratada em suas casas. A Embasa também expandiu seu atendimento com coleta, tratamento e destinação adequada de esgotos domésticos, beneficiando 736 mil pessoas. As ações do Água para Todos continuam e a previsão é de que, até o final deste ano, se complete a meta de atendimento prevista.