LOCAL: Centro de Convenções da Bahia
DATA: 25.05.10 (terça-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: abertura do XI Congresso Brasileiro de Municípios.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CONGRESSO: promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), acontece entre os dias 25 e 27 de maio. A expectativa é reunir mais de 3 mil pessoas, entre as quais 800 prefeitos de todo o país, para debater as práticas e estratégias mais adequadas para uma gestão municipal eficiente e conhecer a Exposição de Produtos e Serviços de Utilidades dos Municípios (Exprom), que agrupa mais de 10 instituições envolvidas com relações com municípios. No evento, os prefeitos terão a oportunidade de vivenciar a troca de experiências com iniciativas empreendedoras, tomar conhecimento de projetos em andamento para os municípios, bem como obter informações sobre as demandas por bens e serviços e os recursos orçamentários disponíveis. Participam do evento o governador Jaques Wagner, os ministros das Cidades, Márcio Fortes, da Integração Nacional, João Santana, do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Márcia Lopes, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o vice-presidente José Alencar.

EXPROM: é uma oportunidade que as empresas e instituições dos setores públicos e privados terão para expor seus produtos, bem como apresentar os seus serviços e realizar o intercâmbio de negócios e projetos com as prefeituras e com os diferentes setores da administração pública.

GOVERNO DA BAHIA: participa do evento com a promoção de palestras e um stand de 100 metros quadrados, onde serão apresentados os principais projetos de governo. A participação do governo nos debates se dará na quarta-feira (26), no período da tarde. A primeira palestra será sobre o Plano Plurianual Participativo – Planejamento Estratégico para Municípios, conduzida pelo chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento (Seplan), Edson Valadares. Na sequência, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, fala sobre Desenvolvimento Urbano e Políticas Públicas de Infraestrutura – Desafios e Convergências e, depois, o secretário de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa, fala sobre Nova Articulação Federativa – Fortalecimento das Relações Institucionais. No stand do governo baiano na Exprom, os representantes municipais poderão ter informações sobre a melhor forma de acesso aos projetos em vigor no Estado, além de participar de treinamentos para utilização do Sistema de Relações Institucionais (uma nova ferramenta para tornar ágil, transparente e integrado o relacionamento entre as esferas institucionais) e cadastramento em projetos estaduais.