A Secretaria da Administração (Saeb) divulga, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (19), o resultado do concurso público para o cargo de agente penitenciário da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH). A listagem traz o nome de 844 candidatos habilitados nas provas objetiva e discursiva aplicadas pela Fundação Carlos Chagas no último mês de abril. Um total de 5.649 candidatos participaram do certame.

A lista de aprovados também está disponível para consulta no Portal do Servidor. O concurso oferece 80 vagas, sendo 64 para o sexo masculino e 16 para o feminino, distribuídas entre capital, região metropolitana e outros sete municípios baianos. Os candidatos classificados dentro do número de vagas serão convocados para realização de exames pré-admissionais. Além de exame de documentação exigida, cada candidato aprovado passará por avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social.

Os aprovados nestas demais etapas realizarão ainda curso de formação, antes de ingressarem efetivamente no serviço público. Só após a conclusão desta fase o candidato estará apto para atuar em unidades prisionais de uma das localidades disponíveis escolhida no ato da inscrição no concurso. A remuneração inicial para o cargo de agente penitenciário é de R$1.275,84.

As vagas são para unidades prisionais localizadas em Salvador e região metropolitana (RMS), Esplanada, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

De acordo com as regras do edital, é considerado habilitado nestas etapas do concurso – prova objetiva e discursiva – o candidato que obteve nota padronizada igual ou superior a 60 pontos.