LOCAL: Museu da Misericórdia.
DATA: 25.05.10 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendentes nas Américas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ENCONTRO: acontece entre os dias 25 e 28 de maio e tem como objetivo principal a elaboração de um plano que contemple políticas públicas de ações afirmativas para a igualdade racial. Estas ações serão formatadas por meio de projetos e propostas de cooperação entre os 20 países da América Latina e Caribe que participam da reunião. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares. A reunião é um compromisso assumido em 2008, na primeira edição do encontro, em Cartagena, na Colômbia, e reunirá, além dos ministros de cultura, organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Paralelo à reunião dos ministros, acontecerá também o Encontro de Pensadores, reunindo agentes políticos, sociais e especialistas na área de cultura negra na América Latina e Caribe para, também, dialogarem sobre as diretrizes políticas em torno do tema.

ENCONTRO DE PENSADORES: este espaço de reflexão tem a finalidade de levantar e aprofundar informações, questionamentos e diretrizes para uma política pública a favor da cultura negra e da valorização dos afrodescendentes em todos os países afro-latinos. Três eixos temáticos nortearão o Encontro de Pensadores: Memória histórica das comunidades afrodescendentes e da diáspora africana, (seu significado, valor e visibilidade das narrativas históricas dos países); Comunicação e apropriação social da história e dos valores culturais dos afrodescendentes e a força da diáspora africana como fonte inspiradora para estreitar laços de fraternidade, cooperação e unidade cultural entre os povos das Américas e seu futuro.

OBSERVATÓRIO: uma das novidades do encontro deste ano é o Observatório Afro-latino, um programa virtual de intercâmbio de conteúdos sobre as culturas de comunidades afro-latinas e caribenhas. Criado pela Fundação Cultural Palmares, o programa visa o compartilhamento de idéias e propostas do pensamento sobre a questão do negro na América Latina. A ferramenta é virtual e pretende estar em permanente construção, com a colaboração de todos os que estão engajados na luta pelo reconhecimento da contribuição afro na construção das sociedades.

INSCRIÇÕES: os interessados em participar do Encontro de Pensadores e nas oficinas de percussão devem se inscrever no site: www.encontroafrolatino.com. Os ingressos dos shows também devem ser retirados no site (clicar em inscrições) e trocados na portaria dos locais onde irão acontecer as apresentações artísticas. As vagas são limitadas.

HISTÓRICO: o primeiro encontro foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países iberoamericanos, que elegeram a diversidade cultural como objetivo de um projeto de integração, que deve ganhar contornos nessa segunda edição. A Declaração de Cartagena, chamada “Agenda Afrodescendente nas Américas”, contribuiu para criar novos horizontes na agenda multilateral de cooperação no campo da cultura e foi determinante na escolha da Organização das Nações Unidas para que 2011 fosse declarado o “Ano de la Ascendência Africana” pela Organização das Nações Unidas (ONU).

DADOS: estima-se que hoje América Latina e Caribe concentrem uma população de 150 milhões de afrodescendentes. A diáspora africana na região representa cerca de 30% da população total, entretanto, ainda há uma desatenção generalizada ao contingente dos que representaram os vários séculos de aporte cultural material, imaterial e simbólico dos afrodescendentes na região.