LOCAL: Teatro Castro Alves (Campo Grande)
DATA: 30.05.10 (domingo)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

FÓRUM: acontece entre os dias 30 de maio e 01 de junho, com o objetivo de debater o futuro das ações de desenvolvimento e da gestão cultural nos municípios baianos. Participam do evento representantes do Conselho Estadual de Cultura, cordenadores da rede de Pontos de Cultura da Bahia, representantes da cultura e articuladores dos 26 territórios de identidade da Bahia e gestores municipais de Cultura do estado. O principal foco é a integração dos municípios, fortalecendo as ações conjuntas da política territorial, e identificar as prioridades estabelecidas na III Conferência Estadual e na II Conferência Nacional de Cultura. Estarão presentes na cerimônia de abertura o governador Jaques Wagner, o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, a presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, Normelita Oliveira, e representantes do Ministério da Cultura. A partir do dia 31, o evento continua no Centro de Convenções.

PROGRAMAÇÃO: no primeiro dia, o público discutirá ações de Políticas Púbicas, Diversidade Cultural, Sistema Nacional de Cultura, Lei Orgânica de Cultura da Bahia, Economia da Cultura, Mecanismos de Fomento e Patrimônio e Memória. No segundo dia, a programação será distinta, dando espaço para que as redes culturais possam se reunir e definir suas ações. No final, haverá a eleição da nova coordenação executiva do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura.

FILARMÔNICAS: aproveitando a abertura do evento, será lançado o Programa de Apoio às Filarmônicas, destinado a incentivar e valorizar a importante tradição musical das filarmônicas, com um investimento de R$ 4 milhões. Os recursos disponibilizados pelo programa preveem a aquisição, reforma e conserto de instrumentos musicais, aquisição de equipamentos de informática, fardamento e acessórios para instrumentos musicais, criação de oficinas e pagamentos de instrutores. Por meio do cadastramento das filarmônicas realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), 183 grupos, localizados em 26 territórios de identidade e sediados em 170 municípios, poderão receber recursos do programa. As filarmônicas são responsáveis pela mobilização de aproximadamente 4,5 mil músicos e 8 mil alunos. Com o programa, a Secretaria incentiva a continuidade dessas ações já existentes, possibilitando que as entidades possam receber recursos para apoio.

LEITURA: também será realizado, no dia 2 de junho, das 9 às 18h, no auditório Oxalá I e IV do Centro de Convenções da Bahia, o “Fórum Mais Livro Mais Leitura na Bahia”. Na oportunidade, serão propostas e discutidas estratégias para o acesso amplo da população à leitura e ao livro, conforme as orientações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O objetivo é unir governos e sociedade civil para cumprir um dos objetivos básicos do PNLL, que é estimular a criação de planos estaduais e municipais de livro e leitura, através de apoio, capacitação e assessoria. O público alvo do fórum são os dirigentes municipais de cultura da Bahia, que atuam como secretários, coordenadores ou gestores de cultura e educação nos municípios baianos.

HISTÓRICO: O primeiro Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura aconteceu em 2007, na cidade de Salvador, com 118 participantes. No segundo, em Vitória da Conquista, foram 208 dirigentes municipais representando 139 municípios. Já em 2009, 393 dirigentes participaram do evento na capital baiana, representando 248 municípios. Até hoje, 341 municípios, 82% do total, assinaram protocolos com o Estado, visando à construção dos sistemas culturais.