A Bahia ganha um importante aliado na realização de ações voltadas à consolidação do audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico e sociocultural. A Bahia Film Commission, que teve criação oficializada no dia 20 deste mês, com o objetivo de apoiar as atividades audiovisuais no estado, será instalada no Centro Histórico de Salvador.

A comissão tem importantes metas, como a de promover as localidades (naturais, rurais e urbanas) com espaços de locação para a produção de conteúdos audiovisuais destinados ao cinema, tevê ou outros meios, além de prestar serviços gratuitos que facilitem as produções que escolhem as localidades para executar seus projetos. Dessa forma, a Bahia Film Commission exerce diferentes atividades relacionadas à publicidade e à articulação de informações e instituições que interagem direta e indiretamente com as produções locais.

A Bahia Film Commission vai fornecer informações detalhadas sobre as condições locais para filmagens, prestação de suporte, com estudo dos problemas da produção e busca de soluções, além de prestação de serviço a respeito das licenças e autorizações necessárias para as filmagens.

Essa iniciativa existe em diversas partes do mundo e no Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Acre, Santa Catarina, Brasília, e em outros estados, as Film Commission estão em fase de institucionalização. Em todo o mundo, as comissões são associadas à Association of Film Commissioners International (AFCI).

“A Bahia Film Commission é um projeto em desenvolvimento que já registra resultados importantes para o estado. A partir desse decreto, o projeto ganha força para se constituir como ação estruturada e permanente da Bahia, uma vez que conta com comissão formada por diversas secretarias. Certamente, em médio prazo, a Bahia estará figurando ou protagonizando histórias nas mais diversas telas, seja no cinema, na tevê, na internet, no celular”, afirmou a diretora de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado, Sofia Federico.

Suporte operacional
A Bahia Film Commission possui suporte operacional prestado através do Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (Irdeb) e da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Funceb), órgãos da Secretaria Estadual de Cultura.

Para Pola Ribeiro, diretor-geral do Irdeb, a instalação da Bahia Film Commission no Centro Histórico vem contribuir com a dinamização do local, que é cenário de filmes importantes, como O Pagador de Promessa, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e Dona Flor e seus Dois Maridos, maior bilheteria do cinema nacional.  “A Bahia Film Commission é um reconhecimento do potencial da Bahia em relação ao audiovisual. Ela vai facilitar e atrair produções nacionais e internacionais num estado que tem vocação para o audiovisual”, destacou Pola.