O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é a atração do próximo final de semana, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, fazendo duas apresentações gratuitas. Uma no sábado (8), no Teatro Dona Canô, às 20h, com o espetáculo Isadora, de Luiz de Abreu, outra no domingo (9), na Praça da Purificação, às 17h, com a mais nova montagem do grupo, 1POR1PRAUM, performance criada pelo diretor artístico do BTCA, Jorge Vermelho.

Ainda neste mês, o BTCA fará apresentações com entrada franca também em Alagoinhas, Porto Seguro e Salvador. A companhia baiana é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural e do Teatro Castro Alves.

Isadora 

Concebida pelo coreógrafo mineiro Luiz de Abreu, a coreografia é um show de variedades que utiliza como referência algumas coreografias originais e artistas notáveis que reinventaram a dança ou exerceram influência sobre ela em todo o mundo, nos séculos 19 e 20, Nijinsky (O Fauno) Anna Pavlova (O Lago dos Cisnes), Isadora Duncan (citações), Martha Graham (Night Journey), Pina Bausch (Café Muller), Mary Wigman (Dança da Bruxa), Josephine Baker (Dança da Banana), Alvin Ailey (Revelations), Jorge Donn (Bolero), Lenny Dale (citações) e Michael Jackson (Thriller).

A montagem destaca ainda o mestre impressionista francês Edgard Degas, conhecido como O pintor das bailarinas. A estreia do espetáculo foi em abril de 2009, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, com sucesso de público e de crítica.

1POR1PRAUM 

Ao invés de ser apresentado no palco tradicional, o espetáculo é realizado em cabines individuais, onde cada artista, no total de 20 bailarinos-intérpretes que se revezam, recebe um espectador por vez, em solos que duram em média cinco minutos cada um. Concebida pelo diretor artístico do BTCA, Jorge Vermelho, a montagem desperta a curiosidade do espectador que, ao entrar na cabine, é imediatamente envolvido com a proposta em cena, a qual pode ser um solo dramático, cômico, lírico ou até mesmo enigmático, a depender da leitura pessoal.

Aliados ao talento e à técnica dos bailarinos, os detalhes de luz, som, figurinos e maquiagem foram pensados de modo especial, em função do espaço reduzido das cabines. A estreia foi no dia 28 de março, em plena Praça 2 de Julho, no Campo Grande.

Cronograma

Isadora
08/05, às 20h – Teatro D. Canô – Santo Amaro

1POR1PRAUM
09/05, às 17h – Praça da Purificação – Santo Amaro
15 e 16/05, às 17h – Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho
22/5, às 17h – Centro de Cultura – Alagoinhas
23/5, às 17h – Praça Rui Barbosa – Alagoinhas
29/5, às 17h – Cidade Histórica – Porto Seguro
30/5, às 17h – Praça São Brás – Arraial D’Ajuda.