O vídeo-documentário Trilogia do Reggae, dos cineastas Volney Menezes e Johny Guimarães, está entre os trabalhos vencedores do 3º BAFF (Bahia Afro Film Festival), evento de nível internacional realizado de 13 a 23 deste mês, em Cachoeira.

O filme foi premiado na categoria Melhor Música. A obra registra a trajetória de Dionorina, Gilsam e Jorge de Angélica, três expressões da música reggae em Feira de Santana. O Trilogia do Reggae foi contemplado com o Troféu Maestro Abolicionista Tranquilino Bastos.

O maestro cachoeirano era uma das referências da música na cidade, sendo fundador da Filarmônica Euterpe Ceciliana. Os autores também receberam Menção Honrosa de Incentivo à Produção Regional para o curta-metragem Reconvexo.

O filme, com 46 minutos de duração, documenta a vida dos três artistas desde que se conheceram no bairro Rua Nova, um dos redutos do reggae, em Feira de Santana. O show foi o montado em 2009, por iniciativa do Cuca, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

O show foi apresentado na praça principal da Rua Nova, fez sucesso no Carnaval de Salvador, no Pelourinho, e na Micareta de Feira. Também fez parte da programação de abertura das aulas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).