A Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado, investe R$ 4 milhões com o objetivo de incentivar e valorizar as filarmônicas. Para marcar esse momento, o lançamento oficial do Programa de Apoio às Filarmônicas será no dia 30 deste mês, às 19h, durante a abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, na sala principal do Teatro Castro Alves, com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, do secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e de representantes do Ministério da Cultura.

“Este é o primeiro programa com direcionamento específico para as filarmônicas no estado. Por meio de solicitação de músicos e entidades e um desejo do governo, a secretaria criou o programa que vai contribuir com a política de descentralização de recursos, dinamizando a cultura em toda a Bahia e fortalecendo a gestão dessas entidades”, afirmou Meirelles.

De acordo com os dados colhidos pelo cadastramento realizado pela Fundação Cultural, existem 183 filarmônicas que poderão participar do programa. Presentes nos 26 territórios de identidade e sediadas em 170 municípios, as filarmônicas mobilizam 4,5 mil músicos e oito mil alunos.