O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), localizado no Solar do Unhão, na Avenida do Contorno, é hoje um dos endereços mais frequentados de Salvador para quem procura lazer, arte e cultura aos finais de semana. Além de oferecer exposições de artes visuais, o local é um centro dinâmico, que agrega diversas opções de entretenimento como cinema, shows e atividades artísticas, muitas delas gratuitas. Também é um ponto turístico, que guarda um pouco da memória da capital baiana.

Quem for ao Museu, neste final de semana, por exemplo, poderá visitar a exposição Nos Jardins do Éden, do fotógrafo baiano Christian Cravo, em cartaz no Casarão e na Capela do MAM. Por meio de fotografias de grandes dimensões, expostas no Casarão, o artista apresenta um Haiti iconográfico. “Assim como o candomblé da Bahia, o voodoo está lá. É real, intenso e pulsante. Além de exercer uma função social, o que faz dele (voodoo) ressonante é a prática ritualística carregada de uma estética muito particular enquanto religião e sociedade”, explica Christian.

Como reflexo direto da realidade, traço marcante da arte contemporânea, Christian Cravo se viu obrigado a ampliar a exposição, trazendo uma documentação do Haiti após o terremoto que ocorreu no início deste ano. Utilizando a projeção Testemunho do silêncio, reflexões sobre um terremoto, em exibição na Capela do MAM, o artista traz ao público imagens que aprisionam um total estado de destruição.

Jazz, pintura e cinema

No sábado (8), o visitante ainda pode assistir à Jam no MAM, projeto idealizado pelo músico Ivan Houl, que se apresenta com sua banda de jazz a partir das 18h, no estacionamento inferior do Solar do Unhão. O repertório traz o jazz internacional, standards do jazz e blues, bossa-nova, MPB e outros estímulos musicais.

A banda costuma receber os artistas que desejem participar da jam session, bastando apenas levar o instrumento e comunicar à produção. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Músicos que desejem participar são isentos do ingresso.

Para quem for visitar o MAM no domingo, vale a pena levar a criançada para participar do projeto Pinte no MAM, evento de pintura livre coordenado pelo artista plástico Maninho Abreu. O projeto completa o ciclo de programas educativos gratuitos dedicados ao público infantil e busca incentivar, de forma lúdica, uma arte mais livre e menos individualista.

A atividade é direcionada tanto a adultos como ao público infanto-juvenil. Acontece sempre aos domingos no Pátio das Mangueiras, das 16h às 19h, com entrada livre. O passeio pode ainda ser completado com uma boa sessão de cinema na Saladearte Cinema do MAM. A programação completa pode ser conferida na internet ou pelo telefone (71) 3329 5727.