Aproximar os autores do público leitor é o objetivo do projeto Encontro com o Escritor, da Fundação Pedro Calmon, que este mês convida a escritora Heleusa Câmara para falar sobre literatura, escrita, memória, leitura e identidade na Biblioteca Pública do Estado (Barris). O evento é parte das comemorações dos 199 anos da biblioteca e acontece na sexta-feira (14), às 15h, com entrada gratuita.

Criado em 2002 pela Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado, o projeto tem como finalidade despertar o hábito da leitura nos frequentadores das bibliotecas, além de possibilitar a oportunidade para que os escritores possam divulgar suas obras. Até 2009, já passaram pelo projeto cerca de 70 escritores, falando sobre seus livros e processo criativo.

Licenciada em Letras pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro (1980), a escritora possui mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP (1999) e doutorado em Ciências Políticas também pela PUC/SP (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e coordena o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) desde 1992.