Após ser realizado na cidade de Valença, em abril, onde reuniu cerca de 500 pessoas, numa parceria com a Academia Valenciana de Letras, retorna a Salvador o Seminário Novas Letras. Organizado pelo Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) da Fundação Pedro Calmon/Secult, o evento acontece na quarta-feira (26), das 15h às 18h, na Academia de Letras da Bahia, em Nazaré. O encontro tem o objetivo de promover o debate, principalmente da literatura brasileira e de autores baianos. O seminário é destinado a escritores, poetas, professores, estudantes e outros interessados.

“Mulheres e peixes”, tema deste mês, vai ser desdobrado nas seguintes palestras: “Peixes e mulher: quanto mais frito melhor”, com Gal Meirelles (Uneb); “As noivas do golfinho: mulheres praieiras nos contos de Xavier Marques”, com Denise Gomes (Uneb); e “Clarice e os peixes: flutuações literárias”, com Rosana Patrício (Uefs). Depois das palestras acontece o lançamento da edição fac-similar do livro Jana e Joel, de Xavier Marques, com apresentação musical de Celso Xavier Marques (neto do escritor) e banda.

O Seminário Novas Letras resulta de parceria da Fundação Pedro Calmon e a Academia de Letras da Bahia. É uma série de encontros mensais envolvendo os escritores baianos da atualidade. Em mesas-redondas, palestras e conferências abertas ao público, eles debatem a difusão da leitura e a disseminação da literatura no estado. No ano de 2009 foram realizadas nove edições abordando diversos temas da atualidade e da produção literária baiana.