“Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano” é o tema da 4ª Conferência Estadual das Cidades do Estado da Bahia, até este sábado (8), na casa de eventos Espetáculo, em Salvador. A abertura será às 18h30 desta quarta-feira (5), com o governador Jaques Wagner, integrantes do Conselho Nacional das Cidades e professores especialistas na temática.

Organizado pelo Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Conferência deve reunir em torno de 285 municípios e mais de dois mil delegados, superando os 124 municípios e 870 delegados que participaram da 3ª Conferência Estadual das Cidades.

Instituídas em 2003 pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, as Conferências são fóruns deliberativos, fundamentais para a democratização do processo decisório sobre políticas públicas em todos os níveis. Durante o evento, são traçadas as diretrizes da Política Urbana nos três níveis de governo, possibilitando ainda a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade civil.

Entre as ações realizadas durante as Conferências, estão o estabelecimento das prioridades de investimentos e a articulação das políticas setoriais de desenvolvimento urbano, assim como as demais políticas, especialmente as sociais, ambientais e econômicas. Além disso, é durante o evento que são eleitos os novos integrantes do Conselho Estadual das Cidades/BA.