Elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Território da Costa das Baleias. Isso é o que pretendem os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), que se reuniram nesta sexta-feira (7) para discutir os desafios e o desenvolvimento da região compreendida pela Costa das Baleias, que fica no extremo Sul da Bahia.

O projeto prevê a inclusão dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas. Durante o encontro foram discutidas as dificuldades regionais e propostas ações para as áreas de reflorestamento, turismo, industrialização, pesca e meio ambiente.

O evento contou com representantes de entidades que defendem o meio ambiente e de sindicatos regionais e estaduais, prefeitos e secretários municipais.

Para o especialista internacional em Desenvolvimento Sustentável, Ignacy Sachs, a sustentabilidade ambiental é possível quando governo, sociedade e empresariado estão integrados com este mesmo objetivo. Ele acredita que a meta deve ser pensada a longo e médio prazo, criando instrumentos legais que assegurem a promoção do desenvolvimento responsável, focado na melhoria da qualidade de vida, na inclusão social, por meio da conservação ambiental e da valorização do rico patrimônio cultural da região.

Esta é a primeira reunião do Codes sobre desenvolvimento sustentável. O próximo passo será a realização do Seminário Projeto Costa da Baleia.