Propostas de médio e longo prazos relativas a políticas sociais, direitos humanos e igualdade para o estado da Bahia foram discutidas, nesta quarta-feira (19), no Fiesta Bahia Hotel, por representantes do governo e da sociedade durante o 6º módulo do Ciclo de Debates “Pensar a Bahia: Construindo o Nosso Futuro”, promovido pela Secretaria do Planejamento, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O objetivo da realização dos módulos com diversas temáticas é pensar ações para serem implementadas até 2023, ano em que será fechado mais um ciclo do Plano Plurianual (PPA) – instrumento que estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, além das relativas aos programas de duração continuada.

Em 2007, governo e sociedade se reuniram e montaram o PPA 2008-2011. Desse diálogo, mais de oito mil propostas foram elaboradas pela sociedade. Até 2023 serão realizados três PPA’s. De acordo com o secretário Antônio Alberto Valença é necessário pensar o Estado para além de quatro anos de governo.

Ele reconheceu os avanços ocorridos nos últimos anos. No enrtanto, defendeu que sejam elaboradas de médio e longo prazos. “Quatro anos é um tempo muito curto para um estado e um país. Precisamos reorganizar o processo de sistema de planejamento para todo o estado”.