Os profissionais do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, vão participar, pela segunda vez, do programa Ação Global, um mutirão de serviços gratuitos para a população, realizado, simultaneamente, em 31 cidades brasileiras. Em Salvador, o evento, promovido pela Rede Globo em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), será no próximo sábado (22), no Parque de Exposições Agropecuárias, das 8h às17h. Em todo o país estarão envolvidas 2.300 instituições, com 40 mil voluntários.

No Ação Global, advogado, psicólogo e assistente social do NUDH vão orientar atendimentos itinerante sobre os serviços prestados pelo núcleo mediação em conflitos, recebimento de denúncias de violações aos direitos humanos, encaminhamento aos órgãos públicos, educação em Direitos Humanos e Ouvidoria.

A Bahia já conta com dez NUDHs sendo destes cinco na capital (Pelourinho, CAB, Cajazeiras e Lobato), os dois últimos em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). No interior do estado existem em Ipirá, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus e Valença, em parceria com as prefeituras municipais.