Uma turma formada por 189 profissionais, entre policiais militares, guias e monitores de turismo e trabalhadores do Mercado Modelo, concluiu o curso de capacitação para a melhoria dos serviços turísticos em Salvador durante a Copa do Mundo de 2014.

Os certificados foram entregues nesta sexta-feira (28) por representantes da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no auditório do Senac, no Pelourinho.

Durante a qualificação, que teve duração de três meses, os profissionais tiveram aulas para saber como abordar os turistas, noções de relações interpessoais, melhoria do vocabulário e história da Bahia.

Um dos beneficiados foi o guia de turismo Raimundo Jorge Kalile Passos, que trabalha há 30 anos na área do Pelourinho. “Acho esses cursos muito importantes, pois sempre há a necessidade de reciclagem na nossa área”, afirmou.

Ele apontou como uma das prioridades para o Mundial de 2014 o ensino de idiomas de forma presencial. “Acredito que os cursos a distância não atendem aos nossos pleitos, pois o acesso é mais restrito”, disse.

Maioria na turma, com cerca de 150 integrantes, a Polícia Militar teve papel destacado no curso organizado pela Setur e ministrado pela Uneb. A soldado do 18º Batalhão, Tatiana Aranha, reconhece a iniciativa e destacou que os cursos são fundamentais para que os turistas guardem uma boa imagem dos policiais baianos.

A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, destacou os investimentos de R$ 17 milhões em qualificação profissional e empresarial realizados pelo governo estadual desde 2008. Ela informou que somente a Operação Verão deve contemplar mais 4,6 mil pessoas até o fim do próximo ano. “Isso deve ser somado às 1,5 mil pessoas que concluíram os cursos em 2009”, declarou.

A pró-reitora de Extensão da Uneb, Adriana Marmori, lembrou que a boa prestação de serviços hoje é um importante diferencial e que se configura também num atrativo turístico, assim como belezas naturais e aspectos culturais.