Uma quadra poliesportiva numa comunidade quilombola de Malhada, e um projeto de iniciação esportiva em Itiruçu, envolvendo cerca de 700 crianças e jovens de 7 a 16 anos, são os benefícios para a população dos dois municípios graças à parceria do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e as prefeituras locais. Os convênios foram assinados nesta segunda-feira (31).

“A quadra será muito importante porque o Distrito de Pau D´arco, comunidade quilombola a 80 quilômetros da sede, não tem equipamento esportivo”, ressalta o prefeito de Malhada, Valdemar Lacerda, conhecido por Dezinho.

O convênio assinado com a prefeitura de Itiruçu possibilita a realização de mais um projeto de iniciação esportiva no interior do estado. As crianças e jovens poderão participar de aulas de futebol, futsal, capoeira, vôlei, basquete e handebol.

Segundo o prefeito de Itiruçu, Carlos Roberto Martinelli, o propósito é envolver, no mínimo, 700 estudantes nessas atividades. “Depois de seis meses de preparação, pretendemos criar um grande torneio intercolegial permanente, envolvendo esses alunos”, anuncia. A ideia, de acordo com Martinelli, é fortalecer o futsal, o futebol e a capoeira, que têm muitos adeptos no município, e difundir o basquete, o handebol e o vôlei.