Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) e do Faz Atleta, será realizado, desta sexta-feira a domingo (28 a 30), na Praia de Jaguaribe, em Salvador, uma etapa do Circuito Brasileiro de Surf Amador – o Billabong Brasileiro de Surf 2010.

Mais de 150 surfistas de 13 estados vão disputar títulos nas modalidades individual e por equipes. A classificação na etapa baiana soma pontos para as competições internacionais como o Pan-Americano e o Mundial.

Além do atrativo para a população soteropolitana, que poderá assistir a um evento esportivo de alto nível, a competição tem grande importância também para o futuro da modalidade no Brasil, pois o circuito, que acontece desde 1987, é o maior responsável pela revelação de novos talentos como Mineirinho, Armando Daltro, Fábio Gouveia, Teco Padaratz.

“O Brasil está se firmando com uma das grandes potências do surf e a Bahia vem contribuindo para este cenário”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), o baiano Adalvo Argolo.

Entre os destaques presente na competição estão os catarinenses Cauê Wood e Jonatan Busetti, e os potiguares Jackson Silva e Ítalo Ferreira. Rio Grande do Norte e Santa Catarina são alguns dos estados favoritos e os catarinenses tentam, pela quinta vez, chegar ao título brasileiro de equipes, mas os atuais campeões são os paulistas.

Espírito Santo, Paraíba e Santa Catarina vão sediar as próximas etapas do circuito. Na noite desta quinta-feira (27), no Sesc de Piatã, as delegações terão acesso a informações sobre a competição, durante o congresso técnico. A presença no evento já garante 10 pontos extras na classificação da etapa. A competição será transmitida ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Surf. A Confederação Baiana, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), também vai transmitir o evento pela internet.