Os contribuintes que possuem veículos com o número final da placa três ou quatro têm os dias 17 e 18 deste mês, respectivamente, para pagar a cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 5%. Para saber o valor do IPVA, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e digitar o número do Renavam. Outras informações podem ser obtidas através do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), pelo 0800 071 0071. O serviço está disponível por telefone 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Os proprietários de veículos têm ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes, sendo que a data para pagar a 1ª parcela é a mesma do pagamento com desconto. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da 3ª parcela e os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes, juntamente com o IPVA 2010. O proprietário que perder o prazo da 1ª cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou do Bradesco e basta apenas apresentar o número do Renavam. O IPVA é um imposto estadual, mas o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado. O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo de acordo com pesquisa feita pela Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Pagamento parcelado
Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento parcelado do IPVA e tenham final de placa cinco ou seis também têm até os dias 17 e 18 deste mês para quitarem a primeira cota. Nesses mesmos dias, vence a 2ª cota do IPVA para os veículos com final de placa três (17/5) e quatro (18/5).

Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, o dia do vencimento é 17 para final de placa um, 18 para final de placa dois, 15 de junho para final de placa três, 16 de junho para final de placa quatro, 19 de julho para placa com o final cinco, 20 de julho para o final de placa seis, 16 de agosto para placa sete, 17 de agosto para placas com final oito, 16 de setembro para os veículos de placa terminada em nove e no dia 17 de setembro termina o prazo para a placa zero. Para emitir o boleto de pagamento do licenciamento e obter mais informações, além do site da Sefaz, pode-se também acessar o site do Detran.

A exemplo de anos anteriores, não houve alteração de alíquotas do imposto. Automóveis e utilitários movidos a óleo diesel recolherão 3% sobre o valor venal. Automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis pagam 2,5%, embarcações e aeronaves recolhem 1,5% e ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais pagam 1%.