Nesta quinta-feira (6), às 14h, no Bahia Othon Palace Hotel, será realizado o evento “Fisco Digital a Serviço da Sociedade”, que marca a chegada ao total de um bilhão de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas.

Com o objetivo de substituir a nota fiscal de papel por notas fiscais digitais, a nova ferramenta passou a ter utilização obrigatória desde abril de 2008 para os segmentos de combustíveis e cigarros e já movimentou um valor superior a R$ 51 trilhões.

A Bahia é o estado responsável pela coordenação técnica e executiva do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica, por meio da participação no Encontro Nacional dos Administradores Tributários Estaduais (Encat), e um dos primeiros a processar NF-es no país.

O encontro, que será aberto pelo secretário da Fazenda do Estado, Carlos Martins, terá representantes da Sefaz Bahia, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap) e de diversas entidades representativas dos contribuintes.

A pretensão é atualizar a classe contábil sobre os sistemas eletrônicos como o Conhecimento de Transporte Eletrônico, o Sistema Público de Escrituração Digital, o Brasil ID, além da Nota Fiscal Eletrônica e também como proporcionar uma maior integração entre o fisco e o contribuinte.