A 37ª Caravana da Anistia julga nesta quarta-feira (26), a partir das 15h, no Teatro Vila Velha, em Salvador, o processo do cineasta baiano Glauber Rocha. O governador Jaques Wagner participa do ato simbólico das Caravanas da Anistia, gratuito e aberto ao público, que é organizado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de Cultura.

A escolha do Vila Velha como palco da cerimônia foi uma decisão da Comissão de Anistia, já que o teatro foi sede da Anistia Internacional, além de ter sido a casa de artistas ‘glauberianos’, como Mário Gusmão, Sônia dos Humildes, Carlos Petrovicht e Othon Bastos – os três últimos trabalharam em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), um dos filmes mais emblemáticos de Glauber.

Na cerimônia também será anunciado se a família do cineasta terá direito a indenização. No julgamento a família receberá o perdão oficial do Estado, concluindo seu processo de anistia política, cuja tramitação na Justiça dura desde 2006.

“Acho muito importante esse reconhecimento. Estou muito feliz e com a maior boa vontade para que isso aconteça. Vai ser uma festa muito bonita na Bahia e tenho grande expectativa para esse dia”, afirmou Lúcia Rocha, mãe do cineasta nascido na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.