Representantes dos governos de El Salvador e República Dominicana, que estão acompanhando a 2ª Conferência Estadual do Trabalho Decente, no Hotel Bahia Sol, em Patamares, visitaram, nesta sexta-feira (28), a unidade central do Sinebahia, na avenida ACM, e o Centro Público de Economia Solidária (Cesol), no Comércio.

Acompanhados pelo chefe de Gabinete, Elias Dourado, representando o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, os visitantes foram recebidos nas respectivas unidades pelos superintendentes do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, e da Economia Solidária, Helbeth Oliva.

Para Elias Dourado, a visita internacional às duas unidades da Setre está no contexto de uma cooperação internacional Sul-Sul, que já permitiu essa e outras missões técnicas de intercâmbio entre os dois países.

“Hoje, a Bahia se apresenta com forte protagonismo em todo o Brasil, pela Agenda do Trabalho Decente, pela qualidade na intermediação da mão-de-obra e também na Economia Solidária. Recentemente, a nossa superintendente Maria Thereza esteve na República Dominicana, apresentando detalhes do Sinebahia”, disse Dourado.

O grupo visitou ainda a unidade do SAC, no Shopping Salvador, onde foi recebido pela assessora técnica da Secretaria da Administração (Saeb), Elba Andrade. No SineBahia, percorreram as unidades operacionais.

O vice-ministro destacou a metodologia empregada pelos baianos na integração das ações de qualificação e intermediação de mão-de-obra, com a habilitação do seguro-desemprego, considerando “esta forma de trabalho do Governo do Estado da Bahia como de total respeito à dignidade do trabalhador, quando amplia a sua capacidade profissional e eleva a sua autoestima”.

Metodologia

Calixto disse que El Salvador pretende modernizar o sistema de intermediação de mão-de-obra, do seu país, utilizando-se da metodologia aplicada na unidade central do SineBahia. “Estamos há pouco mais de um ano atuando no governo local. E toda experiência bem sucedida como esta será bem-vinda”.

Ele destacou o setor de Psicologia do SineBahia, onde atuam cinco psicólogos e mais 27 estagiários, preparando os candidatos para as vagas disponibilizadas pelo mercado de trabalho. No Centro Público de Economia Solidária, o grupo conheceu a Loja Solidária e adquiriu produtos em exposição como artesanato.

De acordo com Helbeth Oliva, a Bahia tem atualmente 4 mil empreendimentos solidários e os investimentos do Governo do Estado chega a uma média de R$ 7 milhões/ano no setor. Um dos programas destacados na visita foi o CrediBahia, que, desde a sua criação, já aplicou mais de R$ 80 milhões em mais de 60 mil contratos.

O programa, executado pela Setre, com recursos da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e apoio do Sebrae e prefeituras municipais, opera com 175 postos espalhados em todo o estado, apostando na força do empreendedor individual que faz gerar negócios e renda nos municípios.

Comitiva

Liderada pelo vice-ministro do Trabalho de El Salvador, Calixto Mejías, a comitiva era composta pelo assessor do secretário de Trabalho da República Dominicana, José Manuel Robles Martes, José de los Santos, da Confederación Nacional de Unidad Sindical da República Dominicana, Eladio del Rosario Uribe, da Confederación Patronal de Dominicana – Copardom, pela coordenadora do Movimiento de Unidad Sindical y Gremial de El Salvador – Musyges, Vilma Sarahí Molina de Huezo, e José Agustin Martinez Morales, da Asociación Nacional de la Empresa privada (Anep), de El Salvador.