A proposta de implantação de um novo terminal no Porto de Aratu, no município de Candeias, foi apresentada nesta quarta-feira (26) ao governador Jaques Wagner por representantes de uma multinacional norueguesa e empresas nacionais.

O chamado Projeto Aratu 2010 prevê a implantação de um terminal de granéis líquidos de grande porte por meio de uma plataforma logística. O investimento estimado é de R$ 400 milhões, com a geração de 300 empregos durante a execução e outros mil empregos diretos e indiretos na operação do terminal.

O terminal será destinado à armazenagem e distribuição de produtos químicos e derivados de petróleo, etanol combustível e biocombustíveis. O projeto pode ser implantado em três anos, mas a construção em fases permite o início das operações com produtos não-inflamáveis em 24 meses. A nova instalação portuária ocuparia uma área de 70 mil metros quadrados.

Participaram do encontro também o secretário especial de Infraestrutura Portuária, Roberto Benjamim; o presidente mundial da Stolt-Nielsen, Niels Scolt-Nielsen; o presidente mundial da Stolthaven Terminais, Walter Wattenberg; o gerente geral da Stolthaven Santos, Mike Jaime Sealy; dirigentes da Soll Distribuidora de Petróleo – André Oliveira, Marcelo Accioly Araújo e Eduardo Muniz Barreto Lisboa-, e o presidente da UniAmerica, Carlos Eduardo de Oliveira.