Deitado no chão de barro e com metade do corpo por baixo do carro, o taxista Lourival Andrade tentava consertar o eixo traseiro de seu táxi, que quebrou no meio da BA-148, ligando a cidade Irecê a Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes. “São os buracos meu filho. Toda vez é esse sofrimento. Estou tentando dar um jeito pra ver se chega até a oficina sem precisar de guincho”.

Seu Lourival, taxista há mais de 15 anos é um dos 350 motoristas que passam diariamente pelo trecho de 58 quilômetros da rodovia e sofrem com as condições da estrada. Construída há quase duas décadas, a BA-148 nunca foi totalmente recuperada e os anos de abandono resultaram na destruição quase completa do asfalto e da sinalização.

Para evitar problemas, o motoboy Jarbas Barbosa usa estradas alternativas. “Já vi muita gente parada com pneu furado e carro quebrado por aqui. Prefiro não arriscar e usar essas estradinhas e desvios, que são mais longos, mas não estão tão esburacados”.

Agora, os problemas de Seu Lourival, de Jarbas e de todos que circulam pela BA-148 vão acabar. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), vai reconstruir a estrada. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner, que visitou a região, nesta quinta-feira (20), e assinou a autorização para o início das obras. “Em trinta dias as máquinas vão começar a trabalhar. São R$ 17 milhões em investimentos para melhorar o transporte e o escoamento da produção”.

Ao longo da BA-148 algumas equipes já realizam a medição topográfica. A cada 20 metros é colocada uma marcação que servirá de guia para o trabalho de reconstrução. “É um procedimento padrão que aqui ganhou ainda mais importância devido a condição da estrada. Ela está tão danificada que fica difícil apontar visualmente o meio da pista, onde ela termina e onde fica o acostamento”, explicou Antônio Barbosa, um dos técnicos responsáveis pela topografia.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Wilson Brito, a BA-148 vai receber novo asfalto, nova sinalização e sistema de escoamento. “Nós já recuperamos 1.800 quilômetros de estradas na Bahia, temos outros 1800 em recuperação e até o fim do ano esperamos entregar tudo a população”.

Saneamento e Segurança
Além da ordem de serviço para reconstrução da BA-148, Wagner assinou convênio com as prefeituras para implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água na zona rural dos municípios da região. As ações fazem parte do Programa Água Para Todo, que já levou água e ou esgoto para mais de dois milhões de baianos.

Também foram entregues duas viaturas para a Polícia Civil realizar o trabalho de investigação e duas para a Polícia Militar reforçar o patrulhamento. Os veículos fazem parte do lote de 1.120 viaturas que estão sendo distribuídas em todo o estado.

Publicada às 10h
Atualizada às 19h10