Empresários do Sul da Bahia reuniram-se, nesta sexta-feira (28), no auditório da Associação Comercial de Ilhéus, com o secretário extraordinário de estado da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin, e o prefeito Newton Lima. O objetivo foi reiterar apoio, ouvir a confirmação do compromisso dos governos estadual e municipal com a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul e mostrar o importante papel da sociedade civil organizada sulbaiana na discussão e implantação do projeto, pautado pelo desenvolvimento sustentável.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Marcelo Oliveira, disse que a busca pelo desenvolvimento econômico deve ser uma luta de toda a sociedade: “Por isso, todos os debates e encontros são necessários até que todos passem a ser agentes nesse novo momento de crescimento”.

Dirigente da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Ilhéus, Izaias Mascarenhas reforçou a importância do projeto para a região. Segundo ele, além de agregar mais valor à matéria-prima, as empresas que serão instaladas na área da ZPE, vão gerar renda e novos empregos.

“A Bamin integra uma grande estratégia dos governos estadual e federal no sentido de pensar em conjunto todas as estratégias necessárias para garantir que esse aspecto seja garantido”, afirmou o diretor da Bahia Mineração (Bamin), Marcelo Taylor, destacando a posição legal da empresa sobre as questões ambientais.

O diretor da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado (Sudic), Nilton Cruz, crê que a discussão sobre o projeto tem avançado graças ao empenho dos governos federal, estadual, municipal e sociedade civil organizada, no sentido de mostrar não só os benefícios econômicos, bem como novas alternativas para a melhoria dos serviços de infraestrutura, transporte e tantos outros.

Na opinião de Newton Lima, governo e empresários têm responsabilidade em atuar como os principais parceiros do projeto, “no sentido de promover ações que ajudem a esclarecer a população sobre o que o complexo representa para a Bahia”. Ele lembrou que somente para a fase de construção do intermodal estão previstos mais de R$ 30 milhões em impostos. “O que precisamos é lutar unidos contra aqueles que são contra o progresso desta região”, alertou.

“O complexo Intermodal vai abrir novos caminhos de desenvolvimento, porém está nas mãos dos empresários a responsabilidade de atuar como interlocutores desse processo”, disse o secretário Benjamim, ressaltando que a Ferrovia de Integração Oeste-Leste será um transporte limpo do ponto de vista ambiental; competitivo e que diminuirá a sobrecarga das rodovias.

Sobre o turismo, uma das grandes alternativas econômicas para a região, Benjamim afirmou que o Porto Sul vem com a proposta de complementar essa perspectiva de desenvolvimento, e não como projeto excludente: “O turismo não será sacrificado pelo Intermodal. Todos nós somos ambientalistas, no sentido de que queremos construir soluções viáveis para permitir a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a manutenção de nossas reservas ambientais”.