LOCAL: municípios de Barra do Mendes, Ibipeba e Ibititá, no território de identidade de Irecê, a, respectivamente, 629, 508 e 497 quilômetros de Salvador.
DATA: 20.05.10 (quinta-feira)
HORÁRIO: a partir de 9h

O QUE É: assinatura de autorizações para:

• Início da recuperação do trecho Ibipeba / Ibititá / Irecê da BA-148.
• Licitação das obras de recuperação do trecho da BA-148 que liga os municípios de Barra do Mendes e Ibipeba.
• Início das obras de construção e recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água na zona rural de Barra do Mendes.
• Celebração de convênios entre o Estado e as prefeituras de Barra do Mendes e Ibititá para execução de obras de urbanização.
• Celebração de convênio entre o Estado e a prefeitura de Ibititá para construção de uma quadra coberta.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BA-148: os trechos da rodovia que serão recuperados totalizam 58,6 quilômetros de extensão. O que liga Ibipeba, Ibititá e Irecê tem 40,6 quilômetros. Os outros 18 quilômetros ligam o primeiro município à Barra do Mendes. No total, serão investidos R$ 16,6 milhões nos serviços de restauração e pavimentação. A obra, além de melhorar o tráfego de aproximadamente 320 veículos, favorece o escoamento da agropecuária regional. Serão beneficiadas diretamente cerca de 115 mil pessoas dos municípios de Irecê, Ibipeba, Ibitita, Barra do Mendes, Barro Alto e Canarana.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: o sistema que será construído atenderá a localidade de Capim Duro e o que será recuperado a localidade de Riacho do Spínola. Orçadas em R$ 80 mil, as obras beneficiarão 676 pessoas.

URBANIZAÇÃO: o convênio com a prefeitura de Barra do Mendes, no valor de R$ 309,1 mil, contemplará a execução de obras de pavimentação e drenagem pluvial na sede do município, nas ruas Rui Barbosa e José Vitorino. Em Ibititá, serão pavimentadas ruas no Povoado dos Meios, Praça Lourival Dourado e Rua do Carmo, com recursos na ordem de R$ 333,3 mil.

BARRA DO MENDES: com extensão territorial de 1.252 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 14.459 habitantes. A cidade foi emancipada em 1958 e atualmente a prefeitura é comandada por Manoel Gabriel dos Santos. Suas principais atividades econômicas são a agricultura familiar (feijão, milho, mandioca, café, manga, abacate e laranja) e a pecuária (gado leiteiro).

IBIPEBA: possui 1.417 quilômetros quadrados de extensão e população estimada de 17.466 habitantes. A cidade foi emancipada em 1961 e atualmente a prefeitura é comandada por Nei de Sousa. A agricultura (milho, mamona e feijão) e a pecuária (gado de corte) são as principais atividades econômicas do município.

IBITITÁ: emancipada em 1961, a cidade tem 565 quilômetros quadrados de extensão territorial e uma população estimada em 19.410 habitantes. A prefeitura é comandada por Francisco Primo. A agricultura (feijão, milho e sorgo) é sua principal atividade econômica.