O Procon/BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH) inscreve até o dia 14 deste mês, para o “O Consumidor EducAção: Curso Virtual para o Jovem Consumidor”, promovido pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (MJ).

Os interessados devem procurar o Procon Central, localizado na Rua Carlos Gomes, 746, Centro, ou um dos postos de atendimento do órgão para preencher ficha de inscrição. Três mil vagas estão sendo oferecidas em todo o país.

O curso será realizado em comemoração aos 20 anos do Código de Defesa do Consumidor e tem a proposta de dar aos jovens a oportunidade de obter o conhecimento necessário para que se tornem consumidores mais conscientes.

Esta é primeira vez que o curso será realizado para o público em geral, de acordo com a coordenadora de Estudos e Pesquisas do Procon, Flávia Marimpietri. Antes, eram voltados para os integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Para participar é preciso que a pessoa tenha noções mínimas de informática e acesso a computador, pois as aulas – elaboradas em parceria com a Fundação Procon de São Paulo – serão ministradas a distância. O curso, com duração de um mês (de 2 de junho a 6 de julho) e carga horária de 40 horas, tem uma linguagem acessível e direta, direcionada para o público jovem, e concederá certificado de conclusão, disponibilizado pela internet para impressão.

O acesso ao curso será por meio de login e senha, a serem encaminhados ao e-mail informado pelo aluno, que terá ainda o suporte de um tutor para orientação durante todo o curso. Os módulos apresentam temas como saúde e higiene, ensino particular, internet e redes sociais, educação financeira, consumo sustentável, entre outros. O projeto tem a participação de todos os Procons do país.