Quarenta e cinco profissionais que atuam em unidades prisionais da capital iniciaram, nesta terça-feira (25), um curso de capacitação na Jornada de Instrução para Agentes Penitenciários. Até a próxima quinta (27), eles vão aprender técnicas de abordagem, socorrismo, defesa pessoal, além de passar noções sobre gerenciamento de crise, uso de agentes químicos e equipamentos de baixa letalidade.

As aulas estão sendo realizadas no Batalhão de Polícia de Choque, localizada em Lauro de Freitas. Esta é uma das ações previstas pelo projeto “Cuidar do Cuidador”, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), voltadas à valorização e qualificação do servidor penitenciário para ampliar as suas condições de trabalho.

O projeto prevê ainda a implementação de uma nova política de assistência aos agentes, a partir da construção da autoestima e valorização de hábitos saudáveis. Segundo a coordenadora do projeto, Áurea Mascarenhas, servidores serão atendidos por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, de modo a contemplar as demandas mais imediatas ligadas à saúde.

A iniciativa pretende estimular também o crescimento pessoal e profissional dos agentes, utilizando espaços de informação, capacitação e debates. Os temas que serão abordados nesses três dias de capacitação ajudarão os agentes penitenciários a gerenciar melhor as suas atividades no sistema, melhorando as condições de trabalho e, conseqüentemente, o trato com os presos, conforme destacou o superintendente de Assuntos Penais da SJCDH, Isidoro Orge. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e o Comando da Polícia Militar.

Na quarta-feira (26) serão abordados os temas “Noções de Uso de Agentes Químicos e Equipamentos de Baixa Letalidade” e “Direitos Humanos”. Os agentes penitenciários receberão o certificado de participação da Jornada de Instrução no dia 7 de junho, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Justiça.