Mais 15 professores foram capacitados pelo projeto Procon vai às Escolas, nesta terça-feira (18), no Colégio Estadual Frederico Costa, localizado no Matatu de Brotas. A proposta do projeto, realizado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com apoio da Secretaria da Educação, é habilitar os profissionais de educação que atuam na rede estadual de ensino fundamental em noções básicas de direito do consumidor.

Uma vez capacitados, os participantes vão reproduzir os conhecimentos para os demais professores e estudantes do colégio. Durante a aula, ministrada pela bacharel em Direito do Procon, Vanessa Ferreira, foram dadas instruções sobre troca de produtos, prazos para conserto, garantia, venda casada, além de conceitos sobre relação de consumo e os direitos básicos do consumidor, saúde, vida, segurança, informação e educação para consumo, entre outros.

Os professores também receberam kits, contendo exemplar do Código de Defesa do Consumidor e todo o material exposto durante a palestra para auxiliar os profissionais na hora de repassar as informações aos alunos.

Consumo e Cidadania
Para a diretora do Colégio Estadual Frederico Costa, Patrícia Andrade, o projeto é importante porque vai esclarecer aos alunos quais são os seus direitos, enquanto consumidores. Os conhecimentos adquiridos pelos professores serão reproduzidos para 288 alunos, usando como método pedagógico pesquisas, trabalhos e durante as aulas. De acordo com ela, o tema já era abordado como disciplina para os alunos da 7ª série e também à tarde, durante oficinas pedagógicas que abrangem apenas os alunos da 6ª. Agora, o assunto vai contemplar todas as turmas do ensino fundamental do colégio.